Mercado perde força. Otimismo fica para 2020? - Nox Bitcoin Report #18
Relatório elaborado por: Lucas Bassotto – Analista de Conteúdo na Nox Bitcoin em 19 de novembro de 2019.
Olá, tudo bem? Essa é mais uma edição do Nox Bitcoin Report. Pretendo passar um rápido update de mercado e abordar indicadores pontuais do Bitcoin nesta edição.
Recomendo a leitura dos textos sugeridos no final do relatório. Eles podem te ajudar a investir com uma melhor orientação para o longo prazo.
Variação de preço (11 a 17/nov)
O movimento do preço mostra uma perda de força no mercado de Bitcoin a curto prazo. Registramos uma perda de 5,89% no período de 7 dias de negociação.
Não estamos vendo entrada de compradores e o volume está caindo no mercado inteiro, o que não é um bom indicador.
Variação de preço (11 a 17/nov)
Leituras relevantes
(RadarBTC) Protocolo de mineração pode acabar com centralização
O poder de grandes mineradores sempre foi uma preocupação de todos os envolvidos no Bitcoin (investidores, empreendedores, mineradores e devs).
No entanto, parece que esse problema será resolvido em breve, o protocolo StratumV2 promete ser a próxima geração da mineração coletiva de Bitcoins.
O protocolo se propõe a reduzir os requisitos mínimos de infraestrutura física e aumentar a segurança das transações. Excelente notícia para o Bitcoin.
(Livecoins) Conceitos essenciais para saber antes de comprar Bitcoin
Na sexta-feira saiu um artigo de nossa autoria no Livecoins. A intenção é explicar os principais conceitos para se ter em mente no momento de investir em Bitcoin.
São eles: Utilidade Marginal, Taxa de Escassez, Preferência Temporal, Dinheiro e Alocação de risco. A compreensão desses fundamentos pode te ajudar a investir em Bitcoin de forma mais consistente a longo prazo.
(Coindesk) Derivativos em criptomoedas: será o mercado inteiro ou apenas um pedaço dele?
Texto interessante do Emmanuel Goh, CEO da Skew, uma empresa de dados do mercado de derivativos de cripto.
Ele relata o crescimento desse mercado e das exchanges com derivativos para atender à necessidade de infraestrutura para investidores institucionais.
Goh também acredita que a volatilidade irá reduzir e estabilizar os preços de mercado a longo prazo.
Volume mercado spot
Em qualquer mercado, o volume negociado é um indicador importante, pois com mais participantes e mais liquidez, as diferenças entre ofertas de compra e venda ficam menores (o famoso bid-ask spread) tornando o preço mais confiável.
Com isso, vamos analisar o volume de três corretoras que compõem o índice Bitmex: Coinbase Pro, Kraken e Bitstamp. Elas são as três principais do mercado à vista.
Volume mercado spot (11 a 17/nov)
O volume teve 42,21% de queda na última semana, o que é bem negativo. Contudo, não podemos esquecer do crescimento de exchanges que oferecem derivativos nos últimos 2 anos.
A tendência para os próximos 3 anos é que elas representem a maior parte do volume negociado no mercado. Bakkt, CME, Deribit, Bitmex, Binance Futures e FTX largam na frente, com alto potencial de crescimento.
Taxa de Juros do Bitcoin (Funding Rate)
Gosto de analisar a taxa de juros do Bitcoin porque ela ilustra o comportamento do mercado em um determinado cenário.
Se essa taxa de juros estiver muito positiva, quer dizer que muitos investidores estão pegando dólares emprestados para comprar mais Bitcoin. Estando negativa, ela sinaliza o contrário: investidores vendendo Bitcoin para comprar mais dólares.
Taxas de juros que fogem da média podem ser um excelente indicador de irracionalidade momentânea do mercado.
Em junho e julho, as taxas de juros chegaram a 1% ao dia, o que é excessivamente alto. Investidores estavam pegando dólar emprestado desesperadamente para entrar no mercado.
Taxa de Juros do Bitcoin
Observando hoje, podemos ver a taxa de juros ficando entre 0.3% e 0.2% ao dia na Bitmex, o que é um nível normal.
Conforme exposto acima, esse indicador é comportamental e mostra um mercado sem tanta força no curto prazo.
Indicadores TradingView
Esses indicadores funcionam muito bem para quem quer fazer uma rápida análise do preço do Bitcoin.
O TradingView reúne análise de diferentes médias móveis e osciladores, dando forma ao indicador abaixo, que no geral, diz qual foi a movimentação do mercado na última semana.
Indicadores TradingView (1 Semana)
O mercado perdeu força na última semana. Dessa vez 11 de 28 indicadores estão mostrando pessoas vendendo mais. Contudo, os osciladores estão indicando compradores.
As médias móveis, no geral, mostram VENDA apenas para períodos de curto prazo. Ainda é possível ver uma tendência de alto em médias maiores: 50, 100 e 200 períodos, que são mais importantes para o longo prazo.
A principal lição de hoje
O curto prazo (leia-se próximos 3 meses) não é muito animador. O mercado está perdendo força e interesse do público geral. A grande expectativa está para o próximo ano: o halving do Bitcoin. No relatório passado falamos sobre como esse evento altera a taxa de escassez.
Afinal, o Halving é um choque de oferta que corta 50% da taxa de descobrimento de novos Bitcoins. É consenso entre os analistas que esse evento tenha um impacto muito positivo sobre o preço do Bitcoin, embora seja menor do que nas outras vezes.
O ano de 2019 está sendo excelente para toda a indústria. Estamos construindo os alicerces para ter maior capacidade de abrigar mais investidores, de institucionais (fundos de pensão, fundos de investimento para proteção, ETFs e fundos em geral) até o varejo.
Se tem uma coisa que aprendi nesse mercado, é que não devemos esperar muito. O Bitcoin é um ativo exponencial, eventos e preço escalam em uma velocidade assustadora. Não demore muito para expor uma parte da sua carteira a esse ativo.
Leituras recomendadas para esta semana
- Como fazer alocação de risco em investimentos
- Warren Buffett está segurando US$ 128 bi no caixa de sua empresa. Qual o motivo?
- Quanto você ganharia se deixasse de jogar na Mega-Sena?
- As lagostas de contam a diferença entre valor e preço
Confira os relatórios anteriores: Nox Bitcoin Report