Um novo dia para investir, este foi o tema da última edição de nosso Meetalk. Nosso time falou para vocês sobre o cenário atual que estamos vivendo, mostrou ferramentas e teorias de investimentos e como montar uma carteira.
Na noite do dia 13 de maio, contamos com a mediação da Andreza Alexandre, co-fundadora da Nox e a presença de três convidados para conduzirem as apresentações e tirar dúvidas dos participantes – Alyson Ferrer, COO da Nox Bitcoin, falando sobre o cenário brasileiro e explicando como montar uma carteira de investimentos, Lucas Bassotto, economista e redator da Nox Bitcoin, explicando teorias de investimentos e Victor Bontempi, head de atendimento da Nox Bitcoin, mostrando estratégias e produtos de investimentos.
Se não conseguiu assistir ao vivo, confira aqui o conteúdo na íntegra:
Nosso meetup mensal, o Meetalk, ocorrerá via transmissão no YouTube enquanto estivermos de quarentena. Assim, continuamos levando conteúdos importantes para vocês, com segurança.
Já assistiu nosso conteúdo? Conta para a gente o que achou nos comentários!
Mas afinal, quais foram os principais ensinamentos que tivemos ontem?
Sobre o momento do país
“Nos últimos anos, muito mais pessoas começaram a falar de investimento, desde pensar em investimentos e falar com seus familiares, até virar conversa de bar. Isso é o que não ocorria em tantos círculos assim em 2009 ou 2006, por exemplo. Então, a cultura financeira no Brasil cresceu muito, tivemos várias fases nisso.
Eu atribuo muito do crescimento da cultura financeira a era que tivemos de juros altíssimos no Brasil, onde teve um grande empurrão das pessoas para fora da poupança para a renda fixa, para o tesouro direto. Chegamos ao 14% ao mês de selic, o famoso 1% ao mês. Então, nessa época, muita gente saiu da poupança. Saiu do beabá das finanças, que era basicamente receber o salário, deixar na conta e o gerente falar para colocar em uma poupança, ou em um título de capitalização ou em algum produto do banco, para ir pro tesouro direto.
O tesouro direto é o primeiro contato com o auto atendimento do brasileiro. Com outro tipo de investimento dos brasileiros. E, obviamente, também a revolução dos home brokers começou a democratizar um pouco mais. Quando a taxa de juros foi baixando, começaram a criar órfãos da renda fixa, do 1% ao mês garantido. E isso empurrou o brasileiro para um perfil de mais alto risco. Tudo isso que estou comentando agora é importante para entender o cenário da economia hoje e como nós brasileiros nos vemos nele. Hoje, acho que é muito mais como se fala sobre investimento, já houve esse momento do aprofundamento financeiro, e infelizmente veio a crise.” – Alyson Ferrer.
Sobre investir em ações
“Muita gente pensa que você precisa ter muito dinheiro para investir em ações, as compras padrão são de 100 em 100 ações. Então se você, por exemplo, quer comprar Petrobras, se quer um lote padrão, é de 100 em 100 ações. Se você pega 100 vezes a cotação atual da Petrobras, vai ter um valor relevante. Mas, você também consegue comprar a partir de uma ação.
Muita gente não saber que existe o lote fracionário. Então, se você vai na corretora que opera e digitar PETR4F, você consegue comprar uma ação de petrobras por um pouco menos de R$ 20. Então, com R$ 20 você já consegue participar da Petrobras, ser acionista.” Victor Bontempi.
Sobre as classes de ativos
“As classes de ativos se comportam de forma diferente nos ciclos do mercado. Por exemplo, a gente está começando a entrar em recessão agora no Brasil. As ações começam a desvalorizar. Já o títulos de renda fixa começam a se beneficiar, porque o PIB está começando a entrar em uma tendência de baixa. A lucratividade das empresas vai cair, os fundamentos das empresas vão piorar e o pessoal começa a buscar a proteção ao investir.
Então, o preço dos títulos de renda fixa vai começar a subir. O cara que tem uma renda fixa, vai começar a se beneficiar deste movimento. Durante este período, a taxa de juros depende muito do tipo de recessão. Se for uma recessão com inflação, a taxa de juros vai subir. Mas tem casos que a gente entra na recessão com juros em queda e a renda fixa se beneficia pouco disso. Vai ser o caso de agora, o juros estão caindo e a inflação está na mesma, então a renda fixa não está se beneficiando tanto.
Mas quando chega a recessão, é completamente negativo para ações. Aqui, é o melhor momento para você começar a investir. Aqui, a relação risco-retorno de ativos de risco é a melhor de todas. ” Lucas Bassotto.
Siga nosso canal
Para acompanhar as novidades do nosso canal, basta se inscrever a ativar as notificações! Semanalmente, postamos conteúdos sobre investimentos, mercado e economia.